Dica de Leitura III: O Relojoeiro Cego

Desta vez a dica de leitura fica para um livro do polêmico Zoólogo  Richard Dawkins, no caso estou falando de O Relojoeiro Cego: A teoria da evolução contra o desígnio divino (The blind Watchermaker no original) de 1986 pela editora Companhia das Letras.


Apesar da idade o livro foi relançado recentemente, provavelmente devido as  atitudes cada vez mais incisivas de Dawkins contra as tentativas de propagação do  criacionismo. 

Nesta obra o autor mostra que o argumento utilizado pelo teólogo William Paley de que todo relógio deve ser teu relojoeiro devido a sua complexidade é apenas mais uma falácia,  já que as pesquisas modernas de biologia mostram claramente que complexidade de um organismo só significa que ele é complexo e não que possui um designer divino.

O interessante é que o argumento de Paley data de 1802 e é incrivelmente até os dias de hoje utilizado pelas vertentes criacionistas, principalmente os adeptos do Design Inteligente que utilizam exatamente o mesmo discurso  para tentar enquadrar o criacionismo dentro da ciência.

Partindo desse princípio Dawkins demonstra ao leitor que ao contrario do que a maioria dos críticos a seleção natural e leigos no geral pensam  a evolução não é uma teoria onde tudo depende do acaso para acontecer, mas que ela esta ligada a diversos processos naturais que de casuais não tem nada.

Para exemplificar como se da o processo evolutivo o autor utiliza tanto pesquisas científicas como até mesmo um software desenvolvido por ele mesmo chamado J-Biomorph que você pode ter acesso clicando aqui.
Sem dúvidas Dawkins incomoda muitos religiosos e mesmo que por vezes eu não concorde totalmente com sua maneira de agir O Relojoeiro Cego é uma ótima leitura vinda de um brilhante pesquisador.

Afinal de contas para mim a beleza e a humildade humana esta em reconhecer que somos apenas mais uma espécie de organismos nessa imensa árvore  da vida.

2 comentários:

Renan Sparrow 30 de agosto de 2009 às 01:18  

Não sou fã de livros que só mostram idéias (ciêntificos).
Mas gosta da idéia de que as coisas evoluem.
tudo evolui: pessoas, pensamentos, computadores e doenças.

Renan Sparrow

Pablo Lopes Moreno 25 de março de 2010 às 12:29  

Obrigado pela dica Suelen.18, mas não entendo como esse livro se encaixa na temática do blog.

Seja Bem Vindo!

O Down House tem como objetivo elucidar temas sobre História Natural, de maneira que mesmo alguém que nunca teve contato profundo com a área possa apreciar e entender melhor o mundo natural do qual todos nós fazemos parte.