A mulher na Pré-História

Qual o modelo de beleza feminina nos dias de hoje?

Top Models como Gisele Bundchen e Ana Hickman, atrizes de cinema como Angelia Jolie ou mesmo as mulheres fruta que dominam os bailes funk e as revistas masculinas?
Difícil dizer qual o tipo exato de mulher que mais atrai os olhares masculinos, mesmo com um fundo evolutivo e instintivo baseado em proporções da cintura pélvica, fica obvio que a cultura e mesmo a vivência pessoal de cada homem tem influencia na escolha.

Mas então como explicar as famosas Vênus de nossos antepassados?


Para quem não sabe nossos ancestrais do período Paleolítico deixaram centenas de figuras representando corpos femininos ao redor do mundo.
Essa figuras são conhecidas como estátuas de Vênus  pelos pesquisadores (a deusa do amor pela mitologia grega) e mostram praticamente em todas as vezes o mesmo biótipo feminino.

E acreditem, as estátuas sempre são de mulheres que hoje iríamos considerar muito acima do peso e pouquíssimo atraentes.

A mais famosa delas conhecida como Vênus de Willendorf (fig.1) foi descoberta em 1908 na Alemanha e possui nada menos do que 22.000 anos de idade!
Outras descobertas na Republica Checa como a Vênus de Dolni Vestonice (fig.2) que leva o nome também de seu sítio arqueológico (um dos mais ricos e impressionantes sobre o paleolítico diga-se de passagem) feita em cerâmica datada de 29.000 a 25.000 anos também ressaltam esse mesmo tipo físico além de conter a digital na argila de uma criança de 7-15 anos.

Fig.1: Vênus de Willendorf, uma das mais famosas esculturas femininas da idade da pedra, contem detalhes como uma possível rede (ou seriam diversos olhos?)  na cabeça e um bracelete no braço esquerdo.

 Ainda na Alemanha temos a Vênus de Hohle Fels (fig.3), esculpida por europeus moradores de cavernas a mais de 35.000 anos atrás em uma peça de marfim de Mamute e descoberta recentemente.
Já na Rússia temos uma dezena de figuras com uma riqueza de detalhes muito bonita e na África, mais especificamente no Marrocos temos a possível mais antiga representação de uma Vênus.
A controversa Vênus de Tantan (fig.4) pode possuir mais de 300.000 anos (não você não leu errado!) de idade e mesmo sendo bem simples ainda sim lembra muito as demais figuras femininas.

Vale lembrar que a trezentos mil anos atrás nem mesmo nossa espécie existia no planeta, estaria a data da estátua errada ou os ancestrais dos próprios Homo sapiens já possuíam algum conceito de representação artística?

Fig.2: Vênus de Dolni Vestonice feita em cerâmica e contendo a digital de um jovem.

Além das citadas aqui ainda existem mais dezenas de representações como essas espalhadas em museus por toda a Europa (se quiser ver muitos artigos sobre as figuras recomendo este site), muitas provavelmente nas mãos de colecionadores particulares e ainda  muitas outras esperando para serem retiradas de seu sono pelas mãos de pesquisadores.

Mas isso significa que nossos antigos ancestrais CroMagnos e talvez de outras espécies gostavam de mulheres rechonchutas com fartos úberes e nádegas?
Essa é uma ótima pergunta, mas ainda não tem uma resposta clara.

Fig.3:Vênus de Hohle Fels, esculpida em marfim de mamute a peça tem detalhes do que seria a roupa e no lugar da cabeça possui um anel que provavelmente servia para prender a peça a uma tira de couro como um pingente.
Fig.4: Vênus de Tantan, este controverso artefato possui mais de 300.000 anos de idade, estariam os ancestrais dos Homo sapiens pensando em que?
Sei que é "desanimador" não termos resposta para isso, mas algumas linhas de pensamento dizem que essas representações podem mostrar que em nossos primórdios vivíamos em sociedades matriarcais (onde a mulher é a líder do grupo) e essas figuras são representações de líderes mais velhas.
Outras ainda apontam para um possível viés religioso para a questão, sendo assim essas figuras mostrariam divindades femininas talvez relacionadas a fertilidade e até a Mãe-Terra.

Por fim podemos estar frente a uma amostra dos gostos masculinos por corpos gorduchos na antiguidade, seriam esse o ideal de beleza da época?
Sinceramente e pessoalmente eu acho que não, estamos falando de um período extremamente longo e grupos humanos em diversas localidades e continente para terem o mesmo tipo de ideal físico, se for para arriscar um palpite eu apoiaria a segunda linha de pensamento.

Na realidade talvez essa seja uma questão que nunca fique inteiramente respondida.

E você o que acha?







Bibliografia

ResearchBlogging.org
Colman MD E (1998). Obesity in the Paleolithic era? The Venus of Willendorf. Endocrine practice : official journal of the American College of Endocrinology and the American Association of Clinical Endocrinologists, 4 (1), 58-9 PMID: 15251766

Conard NJ (2009). A female figurine from the basal Aurignacian of Hohle Fels Cave in southwestern Germany. Nature, 459 (7244), 248-52 PMID: 19444215

KRÁLÍK M., NOVOTNÝ V. & OLIVA M. (2002). "Fingerprint on the Venus of Dolní Věstonice I" ANTHROPOLOGIE, 40/2, 107-113 Other: 0323-1119

ROBERT G. Bednarik.2003. The earliest evidence of paleoart. ROCK ART RESEARCH 20/2: 89-135


White, R. (2006). The Women of Brassempouy: A Century of Research and Interpretation Journal of Archaeological Method and Theory, 13 (4), 250-303 DOI: 10.1007/s10816-006-9023-z

0 comentários:

Seja Bem Vindo!

O Down House tem como objetivo elucidar temas sobre História Natural, de maneira que mesmo alguém que nunca teve contato profundo com a área possa apreciar e entender melhor o mundo natural do qual todos nós fazemos parte.