Dica de Leitura IV: O Livro de Ouro da Evolução

Certa vez aproveitando meu horário de almoço quando fazia estagio com manutenção de animais   silvestres em um Shopping aqui de Campinas acabei por ir espiar a prateleira de ciências de uma famosa rede de livrarias e um livro me chamou a atenção mais do que os outros.
Então depois de folhea-lo e ler alguns trechos (que diga-se de passagem quase tomou meu tempo de almoço) decidi levar esse novo bebê para minha biblioteca pessoal.


O livro em questão era “O Livro de Ouro da Evolução: O Triunfo de uma idéia” do autor Carl Zimmer e disponibilizado no Brasil pela Ediouro.
Carl Zimmer é um escritor de divulgação científica e também é  ex-editor da revista Discovery tendo  uma coluna sobre evolução  na Natural History e contribui com artigos para as revistas National Geographic, Adubon e Science.

O livro começa com uma introdução de ninguém menos do que Stephen Jay Gould, um dos mais conceituados zoólogos e divulgador científico da modernidade e segue para apresentar os princípios que margearam a formulação da Teoria da Evolução.

O Livro de Ouro da Evolução: O Triunfo de uma idéia leva o leitor a decifrar a evolução biológica desde a teoria das origens da vida (não confundam com evolução das espécies), extinções em massa , aplicação da teoria ao combate a doenças, sexo  até os últimos estudos sobre psicologia evolutiva.
A obra é dividida em quatro partes:

Parte 1: Lenta Vitória: Darwin e a Ascenção do Darwinismo.
Um histórico sobre Darwin e sua viagem, assim como o  nascimento da idéia da Evolução das Espécies e a Seleção Natural e como se observa a evolução nos dias de hoje através da biologia comparada e da genética.

Parte2: Criação e Destruição.
As idéias sobre as origens da vida no planeta, a origem dos micróbios e o papel das mutações na evolução das espécies.

Parte3: A Dança da Evolução.
Noções de coevolução, a evolução das doenças e como a evolução é utilizada na medicina moderna. Também trata sobre a intima ligação entre sexo e evolução biológica na natureza.

Parte4: O Lugar da Humanidade na Evolução e o Lugar da Evolução na Humanidade

A origem da humanidade segundo o contexto evolutivo, raízes sociais da nossa evolução assim como a psicologia evolutiva e o intrincado debate entre evolucionismo e criacionismo.

Apesar de conter 570 páginas você irá se empolgar muito com a leitura, principalmente porque a obra é muito ilustrada, com imagens em quase todas as páginas fazendo a leitura fluir de maneira incrível para um livro de divulgação científica.

Este livro faz parte de um projeto chamado “Evolução”  da WBGH e da produtora Clear Blue Sky. Tal projeto incluiria uma série de tv, um site, uma biblioteca multimídia e um programa educativo.

Um projeto invejável que poderia existir aqui em terras tupiniquins, se você quiser saber mais é só clicar aqui.
Vale muito a pena ter essa obra também em sua biblioteca pessoal, não é um livro só para biólogos mas para qualquer curioso, sem dúvidas um dos meus preferidos sobre o assunto.

1 comentários:

Unknown 5 de julho de 2010 às 20:36  

ótimo livro, a teoria da evolução é a melhor explicação para a complexidade da vida na Terra, melhor, é a única explicação.

Seja Bem Vindo!

O Down House tem como objetivo elucidar temas sobre História Natural, de maneira que mesmo alguém que nunca teve contato profundo com a área possa apreciar e entender melhor o mundo natural do qual todos nós fazemos parte.