Evolução Humana não é Pokémon

 Depois de passar toda a graduação ouvindo ou lendo de pessoas mais leigas a  famosa frase “Se o homem veio do macaco por quê os macacos não continuam evoluindo?” algumas vezes  de forma zombeteira e com ar de “te peguei!” resolvi abordar esta questão aqui do Down House depois de alguns dias atrás te-la ouvido novamente de um parente de minha namorada e pelo qual tenho muita estima.

Não é difícil de entender o motivo que levou Darwin a não tocar no assunto evolução humana em seu famoso “A Origem das Espécies”.  

Dica de Leitura Especial: A Origem das Espécies

Durante 20 anos em seu escritório na Down House um homem chamado Charles Darwin escreveu um dos livros mais importantes para ciência moderna, seu titulo era  “Sobre a Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida” ou como ficou conhecido em sua sexta edição A Origem das Espécies

Hoje dia 24 de Novembro de 2009 completam-se exatos 150 desde sua publicação em 1859 e seria irrelevante neste blog dizer o quanto essa publicação foi e ainda é importante para nosso entendimento da biodiversidade no planeta Terra.

Biodiversidade, crocodilos primitivos e outras divagações

 A diversidade da vida em nosso planeta é algo extraordinário, dificilmente olhamos para um canto da Terra sem que ali não haja pelo menos um pequeno  inseto a escalar um muro ou um pinguim na vastidão gelada do ártico.

Incrivelmente a biodiversidade atual do planeta é bem pequena perto do que já existiu nesses 3.5 bilhões de anos de história da vida.  Se juntássemos todas as espécies que já viveram na Terra as atuais seriam apenas uma pequena fração deste total.

Corn Snake e a Seleção Artificial

 Quando falamos de seleção artificial a primeira coisa que pensamos é na criação de gado (que já foi citado em um artigo anterior neste blog ), nos cães ou nos famosos pombos de Darwin que pelas características desejáveis foram selecionados por nós tornando-se diferente de seus ancestrais.

A verdade é que os humanos já praticam a seleção artificial por milênios e essa técnica que visa copiar a maneira de agir da seleção natural é empregada em diversos organismos vivos.

Neste artigo quero mostrar um animal que também passa por essa técnica e que em apenas algumas décadas de influência humana vem se tornando cada vez mais diferente de seu ancestral de vida livre.

Por Dentro dos Gigantes da Natureza

 Muito antes do advento da genética moderna e da biologia molecular uma área das ciências naturais foi fundamental para o entendimento de que as espécies que habitam nosso planeta não são imutáveis e passam por transformações constantemente.  

Esta área é a anatomia comparada, uma ciência que tem como meta a observação entre similaridades e diferenças entre os organismos vivos atuais ou mesmo extintos e tem  como seu fundador para muitos o cientista britânico Edward Tyson (1650- 1708).

Serpentes, Amphisbaenas e outros pecadores

 Semanas atrás a internet se surpreendeu com uma reportagem que trazia o caso de uma mulher chinesa que havia encontrado em seu banheiro uma cobra um tanto quanto diferente, pois esta ao contrário do “normal” possuía uma perna!

Se você não viu a matéria clique aqui.
A noticia para variar tomou conta da internet e foi parar em várias comunidades do Orkut e outros fóruns. E foi em uma dessas comunidades que veio a idéia de escrever este artigo.

Ouvindo a Pré-História

 
Quanto do passado da vida na Terra os estudos científicos podem revelar? 

Por mais estranho que possa parecer hoje pode-se revelar muita coisa, até mesmo sobre o comportamento de alguns organismos extintos., mesmo que seja através do seu fone de ouvido.

Dica de Leitura III: O Relojoeiro Cego

Desta vez a dica de leitura fica para um livro do polêmico Zoólogo  Richard Dawkins, no caso estou falando de O Relojoeiro Cego: A teoria da evolução contra o desígnio divino (The blind Watchermaker no original) de 1986 pela editora Companhia das Letras.

Plantas Carnívoras

Durante minha graduação em Ciências Biológicas uma frase que sempre guardei comigo e que se tornou cada vez mais verdadeira é a famosa fala do personagem Dr. Ian Malcon (Jeff Goldblum) do filme Parque dos Dinossauros (Jurassic Park- 1993). 

Ao contrariar o dono do parque e seu geneticista sobre questões de segurança no desenvolvimento e reprodução dos animais o Dr. Malcon diz:
-[…]I'm simply saying that life, uh... finds a way.


Down House Visita: Museu Ameríndia de Arqueologia.


Hoje inauguro o primeiro post do quadro Down House Visita, um espaço onde darei dicas de lugares que podem ser visitados pelos leitores do blog, lugares estes que possuam algum relação com a História Natural.

No sábado do dia 8 de agosto de 2009  rumei junto de minha namorada para um bairro de Campinas –SP conhecido como Cambuí, este é famoso pelos jovens devido aos  seus inúmeros bares de classe média- alta e por estar quase no coração da cidade.  O objetivo na verdade não era tomar meu amado chopinho, mas sim visitar um pequeno museu praticamente desconhecido.

Trilobitas e a Corrida Armamentista

Esses dias ao limpar algumas peças das minhas coleções de bugigangas me deparei com um molde de Trilobita que consegui ano passado pelo Museu de Geologia da Usp, enquanto tirava a poeira dela relembrei um pouco sobre corrida armamentista biológica e resolvi compartilhar isso com vocês.

Uma Viagem no Tempo

Lembro que em 1996 fiz uma viagem com a escola rumo a cidade de Itu-SP, nosso objetivo era conhecer um lugar chamado Parque do Varvito.
Esse foi meu primeiro contato com uma máquina do tempo tão incrivel e quase do lado de minha cidade. Em 2007 voltei ao Parque como estudante de biologia e agora compartilho um pouco desse lugar tão interessante e tão pouco conhecido pela população brasileira. 

Mas o que é o Varvito?

Saindo da Água: Membros

Podemos dizer que a história da humanidade foi feita em grande parte pela sua capacidade de alterar fisicamente o mundo em sua volta,  isso através do alto intelecto e de sua habilidade em manusear todo tipo de ferramenta que nosso cérebro é capaz de imaginar.

Essa habilidade de fabricar e manusear ferramentas esta intimamente ligada a nossos membros, tão ligada que nosso cérebro reconhece uma ferramenta como extensão de nosso próprio corpo!

Saindo da água


Saindo-da-água-logo Venho a por meio deste post anunciar uma série de artigos de minha autoria que irão explicar as origens de vários de nossos orgãos e outras estruturas anatômicas.

Hoje segurar um copo com sua mão, jogar vôlei com seus braços, ouvir o coração do namorado(a) batendo ou mesmo ler o Down House  parecem coisas tão corriqueiras que nunca paramos para imaginar como estas estruturas tiveram início e é isso que a série irá demonstrar.

Obviamente que sugestões sobre os temas de Saindo da água vindas dos leitores serão sempre aproveitadas!

Marcando a estréia desta série o Down House também irá mudar de cara, como o blog esta superando os acessos que eu previa quero dar um ar mais profissional e diferencial a ele, isto incluirá um novo Template, novas opções e parcerias para aumentar ainda mais sua qualidade.
Obrigado a todos e até breve!

Dica de Leitura II: O Filho de Lucy- A Descoberta de um Ancestral Humano

No clima de evolução humana minha dica desta vez é para o livro chamado "O Filho de Lucy - A Descoberta de um Ancestral Humano" da editora Bertrand Brasil escrito por Donald Johanson e James Shreeve.

Aula ao vivo sobre evolução


As vezes somos surpreendidos por coisas bacanas e inesperadas!

Meu amigo biólogo Paul Roger me avisou que a Oficina do Estudante neste dia 27/06/2009 estará transmitindo online uma aula sobre os 150 anos da Teoria da Evolução, esta será uma aula multidisciplinar que irá focar vários pontos da teoria evolutiva de Charles Darwin.
Para quem é vestibulando será uma oportunidade ímpar e para quem é curioso e gosta do tema também poderá valer a pena!

Para quem quiser saber mais é só clicar aqui.
Depois deixem os comentários sobre o que acharam da aula.

O Hobbit

Não, o blog não mudou de história natural para Tolkien!


Quando digo Hobbit não estou querendo falar sobre Frodo e nem o Bilbo Bolseiro, aqui estarei tentando deixar você a par do nosso possível primo chamando Homo floresiensis.
A história toda tem inicio em 2003 quando uma equipe de pesquisadores encontrou em uma caverna na Ilha de Flores (Indonésia) um esqueleto bípede de 1 metro de altura com um crânio completo e uma mandíbula pertencente a um segundo individuo.

Parece um peru grandão


A famosa frase proferida pelo garotinho no filme Parque dos Dinossauros (Jurassic Park 1993) ao paleontólogo Alan Grant interpretado pelo ator Sam Neill parece estranha por um momento, mas não esta de toda errada.
Quando pensamos em dinossauros rapidamente em nossa mente vem a imagem de animais grandes, parecidos com lagartos desajeitados e que foram extintos por um meteoro que colidiu na costa da América Central.

Mas a verdade é que nem todos eram grandes, nem parecidos com lagartos, não eram desajeitados e muito menos foram todos extintos por um meteoro.

Dica de Leitura I: Aventuras e Descobertas de Darwin a Bordo do Beagle



Hoje trago uma dica de leitura extremamente empolgante de um livro que tive a alegria de ganhar como presente em 2007.
Seu nome é Aventuras e Descobertas de Darwin a Bordo do Beagle (Fossils, Finches and Fuegians Charles Darwin Adventures and Discoveries, no original) da editora Zahar, tendo como escritor Richard Keynes que é ninguém menos do que o bisneto de Charles Darwin.

Neste livro por meio de documentações, anotações de seu bisavô, pinturas, desenhos feitos por Darwin e outros tripulantes Keynes reconstruiu a histórica viagem do HMS Beagle ao redor do mundo, viagem esta que culminaria em uma das maiores descobertas científicas da ciência moderna.

Evolução ontem, hoje e sempre


Seria estranho começar um blog no qual o tema principal é história natural sem falar sobre evolução das espécies.

É interessante observar que mesmo depois de 150 anos que a ciência adotou a teoria por seleção natural como explicação para a diversidade de espécies atuais no planeta muitos ainda em pleno século XXI não fazem a menor idéia de como esta vem a funcionar.
Isto normalmente tem dois motivos, o habitual desinteresse dos brasileiros por ciência (e leitura em geral) e a idéia com fundo religioso provinda da idade do bronze de que todos os organismos no planeta são imutáveis.

Sejam todos bem vindos!



Hoje começarei um projeto que está em minha mente por pelo menos quatro anos, a criação de um espaço onde se possa divulgar ciência e principalmente a história natural.

O título do blog para quem não esta ralacionado com a história natural é nada menos do que o nome da casa de campo onde Charles Darwin mudou-se com sua família em 1842 e ali finalizou suas pesquisas que culminariam com o lançamento de sua mais notória obra, intitulada "A origem das Espécies" de 1859, além de diversos outros artigos científicos usando sempre seu escritório e o jardim de sua casa de campo como local de profundos estudos e reflexões.
Com isso em mente o blog Down House tentará elucidar os pontos nebulosos e noticias sobre o cenário evolutivo do qual tive a oportunidade de ter contato durante minha vida na graduação.

Acomodem-se em suas cadeiras, acendam os cachimbos e aproveitem a leitura.

Seja Bem Vindo!

O Down House tem como objetivo elucidar temas sobre História Natural, de maneira que mesmo alguém que nunca teve contato profundo com a área possa apreciar e entender melhor o mundo natural do qual todos nós fazemos parte.