Dica de Leitura Especial: A Origem das Espécies

Durante 20 anos em seu escritório na Down House um homem chamado Charles Darwin escreveu um dos livros mais importantes para ciência moderna, seu titulo era  “Sobre a Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida” ou como ficou conhecido em sua sexta edição A Origem das Espécies

Hoje dia 24 de Novembro de 2009 completam-se exatos 150 desde sua publicação em 1859 e seria irrelevante neste blog dizer o quanto essa publicação foi e ainda é importante para nosso entendimento da biodiversidade no planeta Terra.


Sua primeira edição de 1.250 exemplares causou tanta polemica que foi esgotada no mesmo dia em que foi publicada. Obviamente que este livro gera polemica até os dias de hoje quando muitos ainda relutam em tentar entender as propostas levantadas pelo autor.
 
O livro percorre todos os passos que o Naturalista deu para que a  idéia da Seleção Natural surgisse, desde sua viagem no Beagle até as conversas com o também naturalista Alfred Russel Wallace (que estava chegando na mesma conclusão que Darwin independentemente e do outro lado do mundo). 

As importantes observações feitas por Darwin sobre seleção artificial em animais domésticos é tratada com muitos detalhes em seu primeiro capitulo, seguindo para suas observações na natureza tanto de animais vivos quanto de organismos fossilizados.  Por fim no seu quarto capitulo ele lança a idéia da Seleção Natural como um dos principais mecanismos responsáveis pela evolução das espécies.         O livro ainda percorre mais 10 capítulos onde diversas evidências  são levantadas dando suporte para sua teoria.

Sua leitura é destinada as pessoas leigas já que sua teoria já havia sido apresentada para os acadêmicos anteriormente.  Isso faz com que o livro seja muito bem explicado para quem não é profissional de biologia ou de qualquer outra ciência.

Meu exemplar infelizmente não é uma primeira edição como a encontrada no banheiro da família inglesa mas sim um excelente relançamento da Gramercy Books em inglês  da edição de 1968.

A leitura é recomendadíssima pois foi a partir desde dia que a ciência e a sociedade moderna mudou, trouxe-nos não só compreensão como também melhorias na área da medicina(não é exagero dizer que muitos de nós só estamos vivos hoje porque a medicina moderna incorporou os preceitos de Darwin), pecuária, agronomia  e até mesmo na informática. 

Mas principalmente porque entender a natureza é entender a nós mesmos.

4 comentários:

Daniel Valente 7 de janeiro de 2010 às 13:16  

Meus parabéns meu velho!
Cai aqui por acaso e me impressionei com as matérias. Muito bem escrito, explicado e abordado por você. E os filhotes da Corn, estao grandes?

Ainda nao consegui convencer minha mae de ter um desses haha... E a sua como está?

Um abraço! E meus parabéns pelo blog!

Daniel Valente

Pablo Lopes Moreno 7 de janeiro de 2010 às 14:13  

Grande Daniel!

Haha que bom que as pessoas estão caindo aqui e que bom que gostou do blog!

Volte sempre meu amigo!

Alias, esta devendo uma passada aqui em casa hein!

Um grande abraço

julio 29 de janeiro de 2010 às 05:10  

puta que pariu muito bom meu velho quem escreveu isso esta de parabens!

Pablo Lopes Moreno 29 de janeiro de 2010 às 12:58  

Obrigado pela visita Julio!

Todos os artigos aqui no blog são de minha autoria mesmo, escrito com minha experiência na área.
Agredeço muito sua visita..

Um grande abraço

Seja Bem Vindo!

O Down House tem como objetivo elucidar temas sobre História Natural, de maneira que mesmo alguém que nunca teve contato profundo com a área possa apreciar e entender melhor o mundo natural do qual todos nós fazemos parte.