Por Dentro dos Gigantes da Natureza

 Muito antes do advento da genética moderna e da biologia molecular uma área das ciências naturais foi fundamental para o entendimento de que as espécies que habitam nosso planeta não são imutáveis e passam por transformações constantemente.  

Esta área é a anatomia comparada, uma ciência que tem como meta a observação entre similaridades e diferenças entre os organismos vivos atuais ou mesmo extintos e tem  como seu fundador para muitos o cientista britânico Edward Tyson (1650- 1708).


Tendo a importância da anatomia comparada em mente a rede BBC de Londres produziu uma série chamada Insite The Nature´s Gigants onde biólogos e veterinários dissecam os maiores animais do planeta tentando elucidar de maneira bem didática ao telespectador o passado evolutivo de cada um.
Entre os gigantes dissecados estão um Elefante-Asiático, uma Baleia, uma Girafa e um belo Crocodilo–de- Água- Salgada.  

Esta postagem sem dúvida nenhuma também presta um tributo a dois dos mais competentes anatomistas que eu tive contato, o professor André Casas e o professor Marcelo Castro que me guiaram nesta ciência tão incrível.

Cada episódio desta série é dividido em 5 partes, estarei colocando aqui os primeiros 10 minutos de cada um deles e as continuações vocês podem acessar direto pelo YouTube (Todos ainda sem legenda mas com qualidade HD!!).
Cuidado quem tem estômago fraco ou não esta acostumado a este tipo de visão, para estes as cenas podem ser bem fortes.

Aos demais, aproveitem pois não é todo dia que podemos ver os pulmões altamente eficientes de uma girafa ou a cintura pélvica vestigial de uma baleia!

0 comentários:

Seja Bem Vindo!

O Down House tem como objetivo elucidar temas sobre História Natural, de maneira que mesmo alguém que nunca teve contato profundo com a área possa apreciar e entender melhor o mundo natural do qual todos nós fazemos parte.