Trilobitas e a Corrida Armamentista

Esses dias ao limpar algumas peças das minhas coleções de bugigangas me deparei com um molde de Trilobita que consegui ano passado pelo Museu de Geologia da Usp, enquanto tirava a poeira dela relembrei um pouco sobre corrida armamentista biológica e resolvi compartilhar isso com vocês.


Quando pensamos em corrida armamentista nossa mente é bombardeada por imagens de guerras entre grandes potencias como EUA x Rússia ou Coréia do Sul x Coréia do Norte. 

Porém as corridas armamentistas não estão isoladas apenas a cultura humana, ela também acontece na natureza  conhecida como Corrida Armamentista Evolutiva e as Trilobitas são um dos melhores exemplos disso.

As trilobitas eram artrópodes  com carapaças e pernas segmentadas (as primeiras do registro da vida na Terra) (fig.1) que viviam nos mares do nosso planeta a pelo menos 300 milhões de anos.

Fig.1: Trilobita da Família Proetidae da formação Chouteau, Missouri.

Até o momento existem 10 ordens de Trilobitas e cerca de 20 mil espécies catalogadas, para imaginar como é um número gigantesco de espécies temos que lembrar que entre os vertebrados as aves que são um dos mais diversificados possuem apenas 9.100 espécies descritas.

As trilobitas tem sua origem de forma bem modesta, no inicio do período Pré- Cambriano suas formas eram simples, sem sua carapaça característica e de tamanho reduzido. A vida devia ser um paraíso, até que começaram a surgir outros animais que predavam esses ancestrais das trilobitas.

A seleção natural peneirou as populações que se saiam melhor contra seus predadores, assim como os predadores por coevolução também se adaptavam as novas Trilobitas e por gerações esses artrópodes se tornaram cada vez mais excêntricos (fig. 2) como os da ordem Odontopleurida e Lichida.

Fig.2: Acima Boedaspis ensifer da ordem odontopleurida  e abaixo Hoplolichas tricuspidatus da ordem Lichida  ambas Trilobitas com exoesqueletos armados com espinhos, para ver outras clique aqui.

Infelizmente as Trilobitas se tornaram extintas cerca de 200 milhões de anos atrás (antes mesmo dos dinossauros aparecerem na Terra), deixando para trás milhares de vestígios de sua presença como corpos, rastros, ecdise (restos de muda de carapaça), melhor entendimento de seu habitat e principalmente da evolução das espécies.

Hoje os fósseis de trilobitas são vendidos livremente em diversos países e existem muitos colecionadores espalhados pelo mundo que  acabam por vezes ajudando na identificação desses animais.
Aqui comigo só tenho meu molde (prefiram sempre moldes, lugar de fóssil é em museu) de uma Trilobita da Ordem Phacópida, ela esta enrolada sobre si mesma como um tatu e mostra claramente como sua carapaça e os espinhos de outras ordens podiam ajudar em sua sobrevivência.

Quer saber mais?
A Guide To the Orders of Trilobites (O melhor site sobre Trilobitas)
Per Hansson´s Trilobite Gallery (Coleção particular  de Trilobitas da Suécia)
All Bookstores.com (Livros sobre Trilobitas)

0 comentários:

Seja Bem Vindo!

O Down House tem como objetivo elucidar temas sobre História Natural, de maneira que mesmo alguém que nunca teve contato profundo com a área possa apreciar e entender melhor o mundo natural do qual todos nós fazemos parte.